Mitos e fake news sobre o Tarô

AVISO DE GATILHO:
O texto a seguir é agressivo porque esse assunto me irrita demais, mas ao mesmo tempo acho que é importante expressar meu ponto de vista porque não vejo ninguém falando sobre isso.

Primeiro Mito

Não, o Tarô não veio da Cabala. O povo aqui no Ocidente é completamente obecado, fissurado, louco, tarado por Cabala. Querem socar Cabala em tudo. O Tarô era um jogo de cartas da época medieval [1], a princípio, e que depois passou a ser usado para divinação. Então toda essa história de que as pessoas usavam para divinação e criaram essas figuras para esconder sua "bruxaria" das autoridades, não tem embasamento histórico nenhum. É lenda pra boi dormir. Fake news, no mínimo.

Também não há registros históricos sobre o Tarô ter sido inventado pelos egípcios. Isso é outra lenda.

Muito tempo depois, vieram os desocupados ocultistas e fizeram muita ginástica mental pra encaixar o Tarô na Cabala porque eles têm um tesão absurdo nisso. A propósito, um grande parênteses aqui: a Europa é obcecada por Cabala e Hinduismo, não à toa eles derivam tudo dessas duas crenças, então temos toda essa história de só haver um deus, de reencarnação, de karma, de esfera divina, de evolução espiritual que se espalhou pelo mundo porque todo mundo acha que os europeus são iluminados e donos da verdade. Então agora temos uma epidemia no Ocidente de que Hermetismo (profundamente influenciado pelo Hinduismo), Cabala e todas as crenças hindus que foram esquartejadas dessa religião, seriam a verdade absoluta universal. E o povo não consegue sair disso. Não conseguem pensar fora dessa caixinha. Acho interessante como ninguém questiona o porquê de ser Cabala e Hinduismo. Por que não outra crença espiritual? Por que sempre essas?

Para quem idolatra os teúrgicos, eles também entram nesse balaio porque receberam muita influência do Oriente Médio e da Índia. Havia muita troca cultural entre eles. Por conseqüência, a Teurgia influenciou pesadamente no Cristianismo, principalmente na parte de que tudo o que é divino é puro e o que é terreno é sujo, maculado e corrompido.

Voltando ao Tarô...

Era um jogo de cartas que depois foi cooptado pelos ocultistas europeus e transformado no que é hoje. Portanto, você precisa saber Cabala pra aprender Tarô? Não. Você pode, se quiser, mas não é requisito. Então vai com calma aí na hora de comprar curso de influencer do instagram, tiktok e youtube que dizem que você só vai aprender Tarô se souber Cabala.

Não existe regra fixa para o significado das cartas. O que podemos fazer é utilizar simbolismos que sabemos terem sido comuns naquela época e aplicarmos às cartas. Também é possível ressignificar algumas. Por exemplo, O Diabo.

O simbolismo comum de uma carta dessas na Idade Média que era totalmente tomada pelo Cristianismo, é óbvia, né? Nada de bom vai vir disso, podemos associar qualquer pecado (ou vício) a esta carta.

Você não precisa ser cristão pra fazer essa associação. No entanto, algumas vertentes pagãs preferem remover completamente qualquer resquício de Cristianismo de um jogo de cartas criado, muito provavelmente, numa época e lugar altamente cristãos, e ressignificar essa carta para "A Sombra", usando um termo de Carl Jung (que eu já estou começando a abominar por causa do inferno que a obra desse mano tá virando no Ocidente). Você é obrigado(a) a ressignificar? Não. Pode fazer? Pode. Eu fiz? Não. Acho que o significado de vícios, hábitos ruins, e o auto-acorrentamento a situações que nos corrompem já é divorciado do Cristianismo o suficiente. Não preciso socar psicologia junguiana nisso. Mas se você quiser fazer, pode. Não vai ter nenhuma polícia do Tarô batendo na sua porta e te levando pra prisão por causa disso.

"Não pooooooode ressignificar! A egrééééégora do Tarôôôô..."

Se você acredita em egrégora e que ela funciona desse jeito, então não ressignifique. 🤷🏻‍♀️

Eu não acredito em nada dessa ladainha ocidental que temos nos dias de hoje. Se algo faz sentido lógico pra mim, então eu uso. Se não faz, não uso. Até dentro da espiritualidade precisamos de mais lógica e menos superstição. Aliás, PRINCIPALMENTE dentro da espiritualidade precisamos de mais lógica, porque é um terreno fértil pra maluquice.

Também não podemos sair completamente do campo da crença porque aí simplesmente não faz sentido ter espiritualidade nenhuma, seremos todos ateus e céticos (tipo eu 😂). Mas também não dá pra ficar com essas loucuras nunca questionadas que temos hoje em dia correndo soltas por aí.

Equilíbrio é tudo. Moderação. Temperança. 😉

Mesmo que você não acredite em nada dessa esquizofrenia espiritual ocidental, você pode usar o Tarô do Waite, que era membro da Aurora Dourada. Não precisa de Cabala para aprender. Não precisa de Carl Jung. Use o bom senso. No caso dos arcanos menores, é só olhar para a cena das cartas e interpretar de acordo. Se fosse um filme, o que estaria acontecendo ali?

No caso dos arcanos maiores, você vai precisar de um pouco mais de bom senso e talvez pesquisa. A Lua, por exemplo. Numa época em que não havia energia elétrica, a noite era um período difícil no qual era melhor se recolher para evitar ser alvo de crimes, ou de acidentes. Além disso, para os mais suscetíveis, era o momento em que qualquer sombra na parede (numa noite de lua cheia) poderia levar a pessoa a imaginar mil e um terrores. Então, seguindo por esse caminho, você já tem uma boa idéia do que essa carta significa, é só adequar ao contexto.

Também não precisa socar nada de psicologia junguiana nisso, se você tiver um tantinho de bom senso. Pode socar? Pode. Você é obrigado(a) a isso? Não.

"Amo o Jung, quero socar ele em todos os buracos, posso?"

Pode. Como eu falei, entramos no campo da ressignificação. Não vai ter nenhuma polícia pra te prender.

"Gosto de seguir os ocultistas europeus, posso?"

Pode. 🤷🏻‍♀️

Eu não me importo com a sua prática e crença pessoal, o que me irrita é um monte de gente dizer que o jeito deles é a verdade absoluta (quando na verdade é baseado em mentiras) e é a única forma de fazer isso, ou a única forma que funciona, e empurrar isso pra cima de todo mundo ou "vender terror": "Você sabia que [insira aqui alguma mentira ocultista]? Se você quer ler o Tarô da maneira correta, que vai funcionar com 100% dos seus clientes, então EU SOU A LUZ E O CAMINHO! FAÇA O MEU CURSO DE 400 HORAS DE LADAINHA E SAIA SABENDO MENOS DO QUE QUANDO ENTROU".

Segundo Mito

O Tarô pode ou não prever o futuro. Não é 100% nem para um lado e nem para o outro. Então muita calma quando alguém disser que tudo o que o Tarô diz vai acontecer; e também muita calma quando alguém disser que o Tarô NUNCA prevê o futuro porque o sUbCoNsCiEnTeEeEeE, a sOmBrAaAaAaAa, a pRoJeÇãO pSiCoLóGiCaAaAaAa...

Como funciona?

É parecido com a previsão do tempo, que às vezes erra e às vezes acerta. O Tarô vai mostrar o futuro mais PROVÁVEL de acordo com as circunstâncias no momento da consulta.

Digamos que um jovem pergunte: "Vou passar no ENEM?"

A resposta que o Tarô der não estará escrita em pedra. Não é um futuro inevitável, tanto para o bem quanto para o mal.

Se esse jovem estiver estudando, fazendo curso preparatório, participando de grupos pra tirar dúvidas, assistindo a vídeos voltados para isso e se dedicando ao máximo, a resposta tende a ser positiva. Por quê? Porque naquele momento, ele está fazendo tudo o que é possível fazer para alcançar aquele resultado. Então a probabilidade de conseguir passar no ENEM é alta.

Se, no entanto, após ouvir esse prognóstico, o jovem pára de freqüentar o curso, de estudar, de tirar dúvidas, de assistir a vídeos voltados para isso, e passa o restante dos meses coçando saco e apodrecendo no TikTok, então ele não vai passar no ENEM, porque a circunstância mudou. Ele não está mais fazendo o que precisa fazer para alcançar o que deseja.

O mesmo serve se a situação por inversa. Outro jovem, que já está coçando saco e apodrecendo no TikTok, pergunta se vai passar no ENEM e recebe uma resposta negativa. Diante do susto, ele se inscreve num curso preparatório, entra num grupo pra tirar dúvidas, assiste a vídeos voltados a isso e se empenha em estudar. A circunstância mudou e agora ele tem probabilidade de passar.

Em ambos os casos, o futuro vai ser diferente do que as cartas disseram. Não porque estavam erradas ou porque não funcionam, mas simplesmente porque as circunstâncias mudaram, ou melhor, os consulentes mudaram as circunstâncias. Tanto para o bem quanto para o mal.

Terceiro Mito

Não tem espírito dentro do baralho de cartas. Se você acredita em Animismo, aí é contigo, mas lembre-se: não é porque você acredita que a coisa é verdadeira. Você só gosta de acreditar nisso, acha legal, mas não significa que corresponde à realidade. 🤷🏻‍♀️

Quem tem um espírito é você. Objetos são seres inanimados e, portanto, não possuem espírito.

Quanto ao sorteio das cartas, eu não sei qual é o mecanismo por trás disso. Não sei se é espiritual ou se nosso cérebro é muito mais capaz do que a gente imagina e decora o peso e as irregularidades de cada uma das cartas e sorteia de forma inconsciente. Ou se é um simples viés de confirmação. Honestamente, não sei. Deixo a Ciência descobrir isso.

Quarto Mito

"É coisa do demônio".

🤦🏻‍♀️

O que não é coisa do demônio a essa altura?

Essa questão do demônio reflete o mito anterior do animismo. Vai depender da crença de cada um. 🤷🏻‍♀️

Pra mim não é coisa do demônio porque eu não acredito na existência do demônio cristão, até porque, ele foi uma interpretação errada que fizeram de uma referência ao planeta Vênus em sua posição matutina no céu (Lúcifer quando ela nasce antes do Sol, e Noctifer quando se põe após o Sol [2]).

Quinto Mito

Consultar o Tarô não atrai "coisa ruim" pra sua casa ou vida. Existir ou não "coisa ruim" (que as pessoas usam para se referir a espíritos) vai da sua crença. Se você não acredita, então não vai. Se você acredita e fica o tempo todo pensando "ai meu deus, tá cheio de bicho ruim aqui em casa por causa do tarô", então é isso que vai acontecer. 🤷🏻‍♀️

Sexto Mito

"Tarô é uma ferramenta de auto-ajuda".

Por favor, não faça isso. Não use Tarô pra se analisar e tratar traumas da infância. Procure um psicólogo qualificado e use a Ciência para cuidar disso. Se você usar Tarô pra tratar algum transtorno psicológico, você vai acabar se suicidando, porque você está usando sua mente doente para adoecer ainda mais a própria mente doente. Não use gasolina pra apagar o fogo. VÁ A UM PSICÓLOGO QUALIFICADO.

Toda forma de espiritualidade já é um distúrbio psicológico que ninguém gosta de mencionar como tal porque "aInNnNnNn é PrEcOnCeItOoOoOo". Mas eu falo por experiência e por observação: a crença espiritual é extremamente danosa pra quem já tem problemas psicológicos.

Eu sei que tem MUITA gente no meio espiritual que ADORA dizer que problemas psicológicos são perturbação de espíritos e karmas de outras vidas e ficam socando ainda mais maluquice na cabeça da pessoa que já está adoecida, piorando ainda mais as coisas mandando ela acender um monte de vela pra um monte de entidade e a interpretar como queima a vela, se apareceu formiga na farofa, se a cachaça evaporou e o escambau.

Pelo amor de qualquer coisa que você ame, se você tem problemas psicológicos, PROCURE UM MÉDICO DE VERDADE. A espiritualidade só vai piorar os seus transtornos.

FALO POR EXPERIÊNCIA E OBSERVAÇÃO! TARÔ NÃO SUBSTITUI UM PROFISSIONAL DE SAÚDE!

Sétimo Mito

"É só uma projeção do seu subconsciente".

Olha o povo tarado pelo Jung aí...

Não sabemos se é ou não. Pode muito bem ser apenas viés de confirmação. Se você acha que viés de confirmação é "projeção subconsciente", então é isso. 🤷🏻‍♀️

Também pode ser uma outra coisa que ninguém sabe. E eu não vou afirmar aqui o que é, porque já aconteceu comigo de obter informações que eu não tinha acesso através do Tarô. Como meu "subconsciente" poderia ter projetado uma coisa que eu não sei? Enfim.

Oitavo Mito

"Tarô não lê mentes e nem descobre os sentimentos de alguém".

Lê sim e descobre sim. Já funcionou comigo e com outras pessoas que me pediram. E todos nós tivemos confirmação.

Nono Mito

"Não pode usar Tarô pra bisbilhotar a vida dos outros".

Pode sim. Se você acha legal ou não são outros 500. Como eu falei, nenhuma polícia do Tarô vai te prender se você perguntar se seu ex gosta da atual dele.

Você pode bisbilhotar a vida dos outros, não vai acontecer absolutamente nada além da sua própria sensação de culpa. Não existe karma, nem "atrair coisa ruim", nem punição e nem nada de nada. O que pode acontecer, e que eu já vi acontecendo muito, é a bisbilhoteira interpretar errado tudo o que saiu. 😂

Ou, se a pessoa é do babado, ela pode fazer um feitiço de ofuscação, aí vai sair um monte de coisa sem sentido na sua tiragem que você não vai saber interpretar ou vai interpretar errado. Mas se é uma pessoa qualquer que não tem feitiço de ofuscação, então dá pra ver tudo. 🤷🏻‍♀️

Aqui, depende apenas da sua própria consciência.

Décimo Mito

"Tarô não funciona à distância".

Funciona sim, já tirei pra amigos que moravam longe e funcionou. Mas se você prefere consulta presencial, tudo bem. Não tem problema nenhum.

Conclusão

É isso. Se eu lembrar ou tropeçar em mais mitos, atualizo aqui.

Fontes:

1: Tarot, Trionfi, Tarocchini
↑ Voltar ao texto ↑

2: Lucifer, Héspero
↑ Voltar ao texto ↑