Casas Astrológicas: Significado

Casa 1

Como eu me relaciono comigo e quem eu sou em relação aos outros; como eu me comporto na presença de outros; como lido comigo, como me porto; como me encaixo no mundo; leste, por onde a luz do Sol entra, o início do dia e da vida, momento do nascimento.

Casa 2

Meus meios de sobrevivência e o que preciso para sobreviver (excluindo moradia que é tema da Casa 4), comida, dinheiro (salário e poupança), posses. Meus apegos, aquilo que sinto que é meu, que me pertence. Como gasto meu dinheiro e o que me motiva a gastar.

Casa 3

Irmãos; vizinhos e vizinhança; ensino primário, fundamental e médio; viagens curtas, locais próximos; linguagem, comunicação, intelecto, escrita, fala, discurso, debate; documentos, textos, relatórios, mensagens, e-mail, jornais, revistas, sites, blogs, artigos, diário, livro (que se está escrevendo ou lendo); enviar e receber informações, fofoca, telefone, correio; carros, bicicletas, motos, meios de locomoção e mobilidade.

Casa 4

O que eu escondo do mundo; segredos, intimidade, vida privada, ambiente doméstico, casa; meu passado; infância, ancestralidade, família, pais; fim da vida; o ponto mais baixo da vida, a meia-noite.

Casa 5

Prazeres, hobbies, arte e expressão artística; romance, sexo (consensual, por prazer), filhos; lazer, brincadeiras, jogos e diversão; esportes; apostas e jogos de azar.

Casa 6

Serviço que fazemos para sobreviver, em troca de uma remuneração (emprego formal ou autônomo) e serviço doméstico; colegas de trabalho, funcionários e empregados; saúde física, doenças (que podem ser crônicas ou causadas por microorganismos ou por negligência com a saúde, mas nunca por algo infligido pelos outros, pois isto pertence à Casa 12), dieta, higiene; animais de estimação e pequenos animais; tios.

Casa 7

Como eu ajo em relação aos outros e o que espero deles; compromissos, contratos, associações e parcerias; casamento (não necessariamente por amor); cooperação ou competição; inimigos declarados, ataques; avós; oeste, onde o Sol se põe, o início da noite, a velhice (para alguns gregos antigos).

Casa 8

Perdas, morte, luto, desespero, angústia, medo, traumas; o que pertence aos outros; impostos, taxas, empréstimos, dívidas, golpes, herança, loteria (possibilidade de ganho, ao contrário da Casa 5 que mostra apenas o ato e/ou desejo de apostar), investimentos e bolsa de valores, conta-conjunta, hipoteca; cirurgias e situações arriscadas ou com risco de morte; sexo (estupro, abuso sexual, tara, parafilia); tudo o que estiver oculto e precisar ser investigado (crimes, segredos, problemas psicológicos e emocionais, assuntos que a sociedade esconde ou não gosta de falar sobre como ocultismo, magia, abusos, sadomasoquismo, desejos mórbidos).

Casa 9

Ensino superior, universidades; livros e artigos publicados; ciência (conquistas, descobertas, teorias), filosofia, religião, crenças, espiritualidade, esoterismo, divinação, astrologia e astronomia, ética e valores morais; viagens longas, locais distantes, estrangeiro, outros países ou locais muito longe de onde se nasceu (podendo ser um estado fronteiriço se for um país continental como o Brasil), comunicação internacional; advogados, conselheiros e assessores; cientistas, professores, mestres, doutores, gurus, sacerdotes religiosos, coaches; cunhados, netos.

Casa 10

O que eu exponho ou a primeira coisa que as pessoas vêem em mim; vida pública, fama, reputação, tudo o que acontece fora de casa; meu futuro, minha carreira, vocação, o que aspiro em ser ou fazer, pelo que gostaria de ser conhecida, minha função na sociedade; autoridades, juízes, magistrados, oficiais de justiça, chefes, empregadores; o ápice da vida, o ponto mais alto no céu, o meio-dia.

Casa 11

Amizades, aliados, apoiadores, patrocinadores, fãs; grandes grupos de pessoas com um objetivo ou ideal em comum; promoções, recomendação, ajuda e benefícios; ideais, sonhos e desejos, amores e paixões impessoais e coletivas; o que faço junto com outras pessoas; entretenimento das massas; minha contribuição para a sociedade e o apoio recebido dela; filhos adotivos.

Casa 12

Todo tipo de trabalho ou serviço pelo qual não recebemos remuneração, podendo ser um ato de caridade, um serviço voluntário ou trabalho análogo à escravidão; saúde mental; ferimentos e acidentes (infligidos por alguém ou algo); encarceramento, prisão, isolamento, solidão, retiro; animais selvagens e animais de grande porte; inimigos ocultos, espionagem.

Contraste entre as Casas

Casa 1: como eu sou comigo.

Casa 7: como eu sou com os outros.

Casa 2: o que é meu, o que eu ganho.

Casa 8: o que é dos outros, o que eu perco.

Casa 3: o que está perto de mim.

Casa 9: o que está longe de mim.

Casa 4: meu passado, minha vida privada, o que eu escondo.

Casa 10: meu futuro, minha vida pública, o que eu divulgo.

Casa 5: prazer individual.

Casa 11: prazer coletivo.

Casa 6: serviço remunerado, saúde física.

Casa 12: serviço voluntário ou trabalho escravo, saúde mental.

Grupos com temas similares

Casa 4, 8 e 12: o que está escondido e não é visto ou encontrado facilmente.

Casa 2, 6 e 10: trabalho.

Casa 3, 9 e 10: comunicação.

Casa 1, 5, 7 e 11: relacionamentos (comigo e com os outros).

Fontes:

HOULDING, Deborah. The Houses: Temples of the Sky. Bournemouth: The Wessex Astrologer Ltd, 2006.

MARCH, Marion D.; McEVERS, Joan. Curso Básico de Astrologia, Volume 1. São Paulo: Editora Pensamento, 1981.

WATTERS, Barbara H. Horary Astrology and the Judgement of Events. Washington DC: Valhalla, 1973.

TOMPKINS, Sue. The Contemporary Astrologer's Handbook. Londres: Flare Publications / London School of Astrology, 2010.

GEORGE, Demetra; BLOCH, Douglas. Astrology for Yourself. Lake Worth: Ibis Press, 2006.

ESHELMAN, James A. Interpreting Solar Returns. Califórnia: Astro-Analytics Publications, 1979.