Casas Astrológicas: Significado

Esse assunto de Casas é muito espinhoso. É o momento na astrologia em que amizades acabam, guerras são travadas, pessoas enlouquecem, o filho chora e a mãe não vê. Dito isso, eu gostaria de alertar para o imenso problema que temos atualmente em que os astrólogos modernos dizem que planeta, signo e casa são a mesma coisa. E assim temos milhares de sites com: "se você tem Marte em Áries ou na Casa 1, significa que". Sendo que não, a Casa 1, Marte e o signo de Áries NÃO significam a mesma coisa.

Touro não é sobre finanças. Vênus não é sobre finanças. A Casa 2 é sobre finanças. Vênus é sobre prazer e auto-indulgência. Vênus vai se endividar para ter conforto e as blusinhas da Shein. Vênus não vai arranjar maneiras de ganhar dinheiro. Quem faz isso é Mercúrio, que é o planeta da negociação, do comércio e, pasme, do dinheiro.

Os signos são qualificadores, e só serão utilizados para caracterizar os planetas e mais nada. Touro é um signo bestial, e como todo signo bestial, é selvagem e não muito dado a socializações. É cabeça-dura e ruminante. Essas características serão aplicadas a qualquer planeta que estiver neste signo.

"Por que Vênus rege Touro se não é sobre dinheiro?", você pergunta.

Porque Touro é um signo fixo de terra, ou seja, não vai se mexer muito pra nada, e Vênus NÃO é um planeta de trabalho árduo, não é de trabalho nenhum, é só de prazer.

E por aí vai. Vou tratar disso na postagem sobre os planetas e signos.

Voltando às Casas.

Eu também tenho minhas discordâncias com outros astrólogos. Até mesmo com a Deborah Houlding que é uma das poucas com as quais eu concordo.

Ela diz que, segundo os antigos, o Ascendente ou Casa 1 é a casa da aparência física. Eu vou ter que discordar um pouco. Acredito que seja sim a casa do corpo e, por conseqüência, da aparência física, mas precisamos ter um gigantesco cuidado ao dizer que a pessoa tem as características daquele signo ou planetas ali.

Já vi astrólogos dizendo que mulheres com Ascendente em Câncer têm seios grandes. Desculpa, é mentira. Já vi mulheres adultas, com Ascendente em Câncer, que eram completamente retas na frente.

Precisamos ter muito cuidado com essa história de aparência, porque eu só vejo astrólogo errando na aparência de alguém levando em consideração o signo do Ascendente. E até quando levam em consideração os planetas ali, eles erram.

Por isso adotei a interpretação do James Eshelman para os eixos. Você encontra tudo abaixo.

Casa 1

Como eu me relaciono comigo e quem eu sou em relação aos outros; como eu me comporto na presença de outros; como lido comigo, como me porto; como me encaixo no mundo; meu corpo físico; leste, por onde a luz do Sol entra, o início do dia e da vida, momento do nascimento.

Júbilo de: Mercúrio.

Casa 2

Meus meios de sobrevivência e o que preciso para sobreviver (excluindo moradia que é tema da Casa 4), comida, dinheiro (salário e poupança), posses. Meus apegos (podendo ser pessoas ou coisas), aquilo que sinto que é meu, que me pertence. Como gasto meu dinheiro e o que me motiva a gastar.

Casa 3

Irmãos; vizinhos e vizinhança; ensino primário, fundamental e médio; viagens curtas, locais próximos; linguagem, comunicação, intelecto, escrita, fala, discurso, debate; documentos, textos, relatórios, mensagens, e-mail, jornais, revistas, sites, blogs, artigos, diário, livro (que se está escrevendo ou lendo); enviar e receber informações, fofoca, telefone, correio; carros, bicicletas, motos, meios de locomoção e mobilidade.

Júbilo de: Lua.

Casa 4

O que eu escondo do mundo; segredos, intimidade, vida privada, ambiente doméstico, casa, nicho, meu espaço pessoal (podendo ser um escritório, um site pessoal na internet, ou qualquer coisa que funcione como um cantinho seu em algum lugar); meu passado; infância, ancestralidade, família, pais; fim da vida; o ponto mais baixo da vida, a meia-noite.

Casa 5

Prazeres, hobbies, arte e expressão artística; romance, sexo (consensual, por prazer), filhos; lazer, brincadeiras, jogos e diversão; esportes; apostas e jogos de azar.

Júbilo de: Vênus.

Casa 6

Serviço que fazemos para sobreviver, em troca de uma remuneração (emprego formal ou autônomo) e serviço doméstico; colegas de trabalho, funcionários e empregados; produtividade; saúde física, doenças (que podem ser crônicas ou causadas por microorganismos ou por negligência com a saúde, mas nunca por algo infligido pelos outros, pois isto pertence à Casa 12), dieta, higiene; animais de estimação e pequenos animais; tios.

Júbilo de: Marte.

Casa 7

Como eu ajo em relação aos outros e o que espero deles; compromissos, contratos, associações e parcerias; casamento (não necessariamente por amor); cooperação ou competição; inimigos declarados, ataques; avós; oeste, onde o Sol se põe, o início da noite, a velhice (para alguns gregos antigos).

Casa 8

Qualquer tipo de investimento (financeiro, emocional, psicológico e temporal); o que pertence aos outros; impostos, taxas, empréstimos, dívidas, golpes, herança, loteria (porque para que você pudesse ganhar, pessoas precisaram perder e vice-versa), bolsa de valores, conta-conjunta, hipoteca; cirurgias e situações arriscadas ou com risco de morte; perdas, morte, luto, desespero, angústia, medo, traumas; sexo (estupro, abuso sexual, tara, parafilia, perversão); tudo o que estiver oculto e precisar ser investigado (crimes, segredos, problemas psicológicos e emocionais, assuntos que a sociedade esconde ou não gosta de falar sobre como ocultismo, magia, abusos, sadomasoquismo, desejos mórbidos).

Casa 9

Ensino superior, universidades; livros e artigos publicados; ciência (conquistas, descobertas, teorias), filosofia, religião, crenças, espiritualidade, esoterismo, divinação, astrologia e astronomia, ética e valores morais; viagens longas, locais distantes, estrangeiro, outros países ou locais muito longe de onde se nasceu (podendo ser um estado fronteiriço se for um país continental como o Brasil), comunicação internacional; advogados, conselheiros e assessores; cientistas, professores, mestres, doutores, gurus, sacerdotes religiosos, coaches; cunhados, netos.

Júbilo de: Sol.

Casa 10

O que eu exponho ou a primeira coisa que as pessoas vêem em mim; vida pública, fama, reputação, tudo o que acontece fora de casa; meu futuro, minha carreira, vocação, o que aspiro em ser ou fazer, pelo que gostaria de ser conhecida, minha função na sociedade; autoridades, juízes, magistrados, oficiais de justiça, chefes, empregadores; o ápice da vida, o ponto mais alto no céu, o meio-dia.

Casa 11

Amizades, aliados, apoiadores, patrocinadores, fãs; grandes grupos de pessoas com um objetivo ou ideal em comum; promoções, recomendação, ajuda e benefícios; ideais, sonhos e desejos, amores e paixões impessoais e coletivas; o que faço junto com outras pessoas; entretenimento das massas; minha contribuição para a sociedade e o apoio recebido dela; filhos adotivos.

Júbilo de: Júpiter.

Casa 12

Todo tipo de trabalho ou serviço pelo qual não recebemos remuneração, podendo ser um projeto que começamos recentemente, um ato de caridade, um serviço voluntário ou trabalho análogo à escravidão; saúde mental; ferimentos e acidentes (infligidos por alguém ou algo); encarceramento, prisão, isolamento, solidão, retiro; animais selvagens e animais de grande porte; inimigos ocultos, espionagem.

Júbilo de: Saturno.

Contraste entre as Casas

Casa 1: como eu sou comigo.

Casa 7: como eu sou com os outros.

Casa 2: o que é meu, o que eu ganho.

Casa 8: o que é dos outros, o que eu perco.

Casa 3: o que está perto de mim.

Casa 9: o que está longe de mim.

Casa 4: meu passado, minha vida privada, o que eu escondo.

Casa 10: meu futuro, minha vida pública, o que eu divulgo.

Casa 5: prazer individual.

Casa 11: prazer coletivo.

Casa 6: serviço remunerado, saúde física.

Casa 12: serviço voluntário ou trabalho escravo, saúde mental.

Grupos com temas similares

Casa 4, 8 e 12: o que está escondido e não é visto ou encontrado facilmente.

Casa 2, 6 e 10: trabalho.

Casa 3, 9 e 10: comunicação.

Casa 1, 5, 7 e 11: relacionamentos (comigo e com os outros).

Fontes:

HOULDING, Deborah. The Houses: Temples of the Sky. Bournemouth: The Wessex Astrologer Ltd, 2006.

MARCH, Marion D.; McEVERS, Joan. Curso Básico de Astrologia, Volume 1. São Paulo: Editora Pensamento, 1981.

WATTERS, Barbara H. Horary Astrology and the Judgement of Events. Washington DC: Valhalla, 1973.

TOMPKINS, Sue. The Contemporary Astrologer's Handbook. Londres: Flare Publications / London School of Astrology, 2010.

GEORGE, Demetra; BLOCH, Douglas. Astrology for Yourself. Lake Worth: Ibis Press, 2006.

ESHELMAN, James A. Interpreting Solar Returns. Califórnia: Astro-Analytics Publications, 1979.

SHEA, Mary F. Planets in Solar Returns. Connecticut: Twin Stars Unlimited, 2018.